13/03/2026
Algumas partidas rasgam o tempo.
Hoje escrevo com o coração em pedaços para dizer que minha Farofa partiu. De forma trágica, inesperada, dolorida demais para caber em palavras.
Foram sete anos… sete anos e uma vida inteira dentro da minha. Farofa não era “apenas” uma cachorra. Ela era afeto em estado puro. Uma dessas almas raras: amável e sociável. Chegava nos lugares como quem distribuía pertencimento. Farofa ajudou tanta gente simplesmente por existir. Tinha essa capacidade rara de acalmar, de arrancar sorrisos, de aproximar gente.
Fez viagens, cruzou estradas ao meu lado, conheceu o mar, cidades, pessoas — e em cada canto deixava algo que só os cães sabem deixar: presença.
Acompanhou o crescimento dos meus sobrinhos Valentin e Theodoro e amava estar com eles. Era A prima como gostavam de chamá-la.
A farofa me ensinou a alegria pura do reencontro, mesmo que a ausência durasse minutos.
Ela me acompanhou em todos os meus processos. Nos dias de euforia e nos dias em que levantar parecia impossível,
me ofereceu companhia nos recomeços, nas pausas, nos silêncios.
Durante a noite…. ela se encaixava em mim como se tivesse sido desenhada para aquela conchinha. Seu corpo aquecia não só acama, mas a vida e antes de dormir, mordendo aquela pele molinha do pescoço, eu repetia quase como um mantra:
“Você sabe que é a coisa mais linda da vida do pai né? ”
E você era, Farofa. Você é.
O Pai não queria te perder dessa forma. Não assim. Não tão cedo. Mas sou grato porque, mesmo em meio a dor e ao desespero , tive tempo de segurar tua cabecinha e olhar pra tua carinha e reafirmar o quanto eu te amo. O quanto você foi e sempre será a coisa mais linda que me aconteceu.
Hoje tá difícil, difícil não ouvir os teus passos pela casa. Mas sei que lembrar da tua existência vai me acalentar nesses dias de saudade. Porque o amor que a gente vive de verdade não desaparece ele permanece em tudo.
Você vai ocupar para sempre o espaço mais quentinho do meu coração — aquele mesmo onde você se encaixava para dormir.
Obrigada por me ensinar tanto.!